#LeilãoFóssilNÃO. ANP busca leiloar áreas de petróleo e gás sem avaliação ambiental do ICMBio.
Foi realizada, nesta quarta-feira (03/02), uma audiência pública da 17ª rodada de licitações de blocos para exploração e produção de petróleo e gás natural na Bacia Potiguar (próxima ao parque nacional marinho Fernando de Noronha) e Pelotas (região relevante para reprodução, alimentação e corredor migratório de espécies em perigo de extinção), sem seguir as recomendações do ICMBio e do Ibama.

Divulgação Petrobrás
Esses territórios estão sendo entregues à iniciativa privada sem que tenham sido realizadas as devidas avaliações ambientais sobre as áreas ofertadas!
Para impedir a continuidade dessa ação insensata, ativistas da Fridays For Future Brasil mostraram-se presentes e protestaram de forma pacífica - por meio de cartazes em suas telas e comentários no chat - na respectiva audiência pública online. Não contrariando as regras para participar do evento, que incluíam deixar o microfone desligado durante toda a ocorrência. Mas, pouco tempo depois dos nossos colegas entrarem, foram expulsos e sua participação foi bloqueada. Evidenciando, assim, um claro evento de censura da liberdade de expressão desses indivíduos, que foram impedidos de participar de uma audiência pública e representar a oposição da população a esse projeto de desmonte das proteções ambientais. Deixamos aqui nosso total repúdio a esse acontecimento indigno de uma verdadeira Democracia cidadã.
Além disso, destacamos que o Brasil ainda é um dos maiores produtores de petróleo do mundo, um dos principais combustíveis fósseis, que por meio da sua queima, emite gases de efeito estufa intensificando o processo do aquecimento global. Por mais que estejamos avançando no aumento do uso de energias renováveis, o setor petrolífero ainda é um dos mais ativos hoje no mundo. A extração de petróleo assim como a exploração intensa e desenfreada dos recursos naturais tem gerado impactos negativos em nosso meio ambiente. Não há justiça socioambiental sem implementar uma transição energética sustentável para impedir os avanços da crise climática e suas consequências!
Por Fridays for Future Mossoró