melitofoto_CURITIBA13.jpeg

Nossa História

Fridays for Future é um movimento popular iniciado em agosto de 2018 pela jovem sueca Greta Thunberg, de 16 anos. Naquele final de verão, numa sexta-feira, Greta sentou-se em frente ao Parlamento sueco sozinha, carregando um cartaz em que se lia skolstrejk för klimatet! (greve escolar pelo clima), e distribuiu panfletos com dados sobre o aquecimento global. 

Seu objetivo era protestar contra a inércia dos tomadores de decisão em relação à contenção das mudanças climáticas. Ao longo de três semanas, todos os dias, Greta repetiu o protesto e compartilhou suas ações no Instagram e no Twitter. Iniciou-se ali um movimento de mobilização que culminou numa greve pelo clima  que reuniu quase 1,5 milhão de estudantes de mais de 100 países em 15 de março de 2019. 

No dia 8 de setembro de 2018, Greta decidiu seguir fazendo greves todas as sextas-feiras até que os políticos do país assegurassem a contenção do aquecimento em um nível seguro, bem abaixo dos 2 C, de acordo com o Acordo de Paris. As hashtags #FridaysForFuture e #Climatestrike se espalharam pelo mundo e muitos estudantes e se uniram ao movimento.

“Quando a escola começou em agosto daquele ano, decidi que bastava. A Suécia tinha acabado de passar pelo verão mais quente de todos os tempos. A eleição estava chegando. Ninguém estava falando sobre a mudança climática como uma consequência real do nosso modo de vida. Então, decidi sair da escola e sentar-me no chão do lado de fora do parlamento sueco para exigir que nossos políticos tratassem a mudança climática como ela é: o maior problema que já enfrentamos.”
— Greta Thunberg
Ao lado do movimento dos estudantes, mães, pais e familiares criaram o Parents for Future, em apoio aos jovens e às suas demandas por um futuro climático seguro.

Fale conosco

Contato@fridaysforfuturebrasil.org

Instagram: @fridaysforfuturebrasil

Facebook: Greve pelo Clima

Twitter: @fridaysforfuturebr

Conheça o

Familia pelo CLima

Participe do movimento

 

©2020 por Greve pelo Clima. 

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle